quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Salmo 23 "A escência da liderança"



Ola querido líder!

Uma pergunta que não deixa de sair da minha mente. Como ser um verdadeiro líder de Deus em meus dias tão atribulados?
Hoje acordei-me cedo e busquei respostas para enriquecer minha vida.
Como podemos definir a palavra Liderança?
Liderança: É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum.
Minha vida converge sempre para esta palavra...liderança.
Não sei quanto a você, mas meu coração se enche de emoção ao ouvir esta palavra. O escuro se torna claro, o que era sem graça agora tem uma nova cor. O nada se torna tudo e tudo começa a fazer sentido.
Parando para analisar os fruto da liderança cristã, não posso deixar de lembrar que eu sou um fruto de líderes que tiveram em seu interior a chama do cristianismo tão vivo quanto os dedos deste jovem que digitam estas frases. A verdadeira liderança cristã tem seu fundamento no crescimento da vida em todos os seus aspectos, quer físico, mental ou espiritual.
Gostaria de analisar sobre os aspectos da liderança um dos salmos mais lindos e confortantes que o rei Davi já produziu na Bíblia.
Ele se encontra no Salmo 23 e gostaria que o lê-se para você entender o que Deus quer te dizer.

Salmo 23
Sal 23:1 “O Senhor é o meu Pastor e nada me faltará.”
Recentemente estive assistindo um programa em DVD que se chama “Evidências” e passa na TV novo tempo. Este programa trata sobre evidências históricas que ajudam a comprovar a veracidade da Bíblia e com ela a voz do nosso Criador.
Num dos vários programas, o que mais me tocou foi a do Salmo 23 e de como os Pastores “lideram” as suas ovelhas.
Quando abro a Bíblia e leio que o Senhor é meu Pastor uma imagem me vem a cabeça.
A de Jesus segurando um cajado em meio a um campo com “muitas ovelhas” e de uma forma bem singela, dando atenção específica a cada uma delas cuidando de suas particularidades com paciência e destreza.
O fato mais marcante deste meu pensamento é que uma dessas “ovelhas” que recebe cuidado e atenção não é nada mais nem menos do que eu. Minha pessoa.
Você já sentiu sozinho alguma vez? Já experimentou o medo do vazio e da solidão? Horas que se transformam em eras de medo tristeza se arrastam dentro de você e ninguém é capaz de te dar um oi. Um olhar de aprovação, um carinho, uma palavra, um bom dia, nada...simplesmente NADA.
Você nada mais é do que o fruto excedente. Algo que com certeza foi produzido para ser esquecido.
Mas talvez esta não seja a sua realidade o que não significa que jamais tenha sentido ou notado pessoas nesta situação. O total esquecimento da face da terra.
Em nossos dias é comum ver pessoas morrendo de solidão. A depressão é um doença constante em nossa sociedade. Ela invalida a vida, retira o brilho daquilo que é belo. O viver se torna uma cruel sobrevivência.
A Bíblia relata em Provérbios 17:22 que “o coração alegre é como o bom remédio, mas o espírito abatido seca até os ossos.”
Quantas crianças já foram deixadas no abando de seus pais. Jogadas em um rio, numa vala, deixadas em portas de hospitais ou até mesmo enterradas vivas. Quanta crueldade e falta de amor.
Mas então você se pergunta. O que Liderança tem a ver como Salmo 23?
Quando Davi afirma que Deus é seu pastor, ele está medindo o amor de Deus a partir de sua medida, ou seja, de sua visão como pastor.
Somente um pastor como Davi sabe o quanto é importante, desafiador, cansativo mas também gratificante e alentador, o cuidado diário para com suas ovelhas.
Durante muito tempo, Davi atravessou o deserto de madrugadinha para levar as ovelhas até as fontes de água límpidas e tranqüilas.
Somente um pastor sabe dizer quanto é difícil fazer essa travessia. Tanto de ida, quanto de volta.
Quanto leões faminto não tentaram comer suas ovelhas. Quantos caminhos tortuosos fizeram com que as ovelhas se perdessem ou se machucassem e em todos os momentos o pastor esteve lá para os buscar, proteger, guiar, cuidar e confortar.
Nunca uma simples ovelha se sentiu tão amada e preciosa. Mas aos olhos de seu pastor ela sempre será única em meio ao rebanho com direito a repartir o colo com outras ovelhas que se sentirão da mesma forma.
Como você se sente ao saber que O Senhor é o seu Pastor? Que você terá atenção, cuidado, carinho, respeito e tantos outros valores hoje esquecidos pelos homens?
Saberá que em caminhos tortuosos jamais estará sem guia. Nos momentos de perigo será protegido e quando se perder, você será achado?
Somos amados em todos os aspectos. Quão maravilhoso é o amor de Deus revelado em S.João 3:16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
Como não responder a este amor tão grandioso? Quão felizes são as ovelhas que tem o cuidado de um pastor.
Diante deste pensamento não posso deixar de pensar no desafio de que ser líder é ser um pastor.
As habilidades de um pastor excedem em muitos conhecimentos para o cuidado e o crescimento das ovelhas. Da mesma forma, nossos Desbravadores precisam encontrar um pastor.
Você é uma pastor presente com suas ovelhas? Ou seus Desbravadores já foram esquecidos por você?
Nosso desafio de hoje é procuramos o real sentido da palavra. Sou líder....e agora?
Leia o verso Bíblico abaixo e entenda por você mesmo...

João 10:11”Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.”

Maranata!
Coordenador da Segunda Região-Marcelo Milani

sábado, 22 de novembro de 2008

Sou Líder e agora?


O que é ser um líder?
Você já parou para pensar? O que realmente nos dá o direito de nos chamarmos líderes por excelência?Se esta são algumas de suas indagações, vamos acompanhar juntos algumas ideias que podem nos levar a um conhecimento maior...que Deus nos guie e abençoe!



Qual o significado da palavra liderança?


É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos indetificados como sendo para o bem comum.
A primeira palavra chave desta frase é a palavra HABILIDADE
Uma habilidade nada mais é do que um capacidade adquirida. Ser um líder é uma habilidade que requer um grande numero de habilidades que unidas em conjunto o levarão a influenciar positivamente seus liderados. TODOS pode se tornar LÍDERES!

Para se tornar líder basta ter o desejo de ser e praticar a ações adequadas aliadas a ferramentas específicas de uso contínuo...(livros, bíblia, especialidades, estudos, ferramentas visuais, sonoros, brinquedos pedagógicos, caminhadas, etc...), tudo ao nosso redor pode se tornar um grande laboratório de liderança. Use sua imaginação e seu entusiasmo, afinal, o entusiasmo encobre defeitos!

A segunda palavra chave é INFLUÊNCIA
Se você é líder, você lidera alguém. Se liderar é influenciar, como desenvolver esta influência? Como levar as pessoas a fazer o que desejamos? Como receber suas idéias, confiança, criatividade e excelência, que são, por definição, dons voluntários?

Para entender melhor como esta influência atua na vida de nossos liderados, precisamos entender a diferença entre Autoridade e Poder


Poder: É a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição e força, mesmo que a pessoa preferisse não fazer.

Faça isso ou você estará de castigo, faça aquilo ou você não vai ir junto conosco, faça aquele outro ou vou tirar suas especialidades...etc”


Algumas vezes é necessário usar-se do poder. Mas por vezes, você pode tirar proveito dos frutos do poder, mas com o tempo ele vai se tornando danoso corroendo os relacionamentos e aumentando a linha interpessoal entre uma pessoa e outra. O fenômeno que ocorre frequentemente com nossos adolescentes e que chamamos de rebelião, é muitas vezes uma reação ao poder que os dominou dentro de suas casas por muito tempo ou por alguma instituição que os prendem a tal poder.

O mundo esta cheio de poder. “faça isso ou despedirei você, faça aquilo ou bateremos em você, faça aquele outro ou bombardearemos você” em palavras simples, “faça isso senão...” está repleto no mundo em que vivemos.

Antes de continuar a ler e entender um pouco melhor sobre o trabalho específico que realizamos, gostaria que você meditasse nas palavras deste grandioso líder, nosso Jesus. S.João cap17... “Não somos do mundo...mas estamos nele”


Autoridade: É a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal.

A autoridade é muito diferente do poder. Autoridade é levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você deseja porque você pediu que fizessem. “vou fazer porque meu pai pediu, vou ir lá porque meu instrutor pediu, eu atravessaria as paredes pelo meu capitão de unidade...”


Muito diferente não acham?O interessante é que poder é definido como uma faculdade, enquanto autoridade é definida como uma habilidade. Não precisa ter muito cérebro para exercer poder. Crianças de 2 anos são mestres em dar ordens, mas é preciso um conjunto especial de habilidades para exercer autoridade sobre as pessoas.


Agora pare para pensar. Que tipo de liderança Jesus possuía. Poder ou Autoridade? E que tipo de liderança você acha que seria mais benéfica para seu clube sua Sociedade JA e sua Igreja? Agora essa é pra fazer seu coração pular no peito...que tipo de Líder é você? Quais são seus sonhos? Suas vontades? Suas maiores vitórias? Suas maiores virtudes? Que erros você teve em seus projetos e planos? O que você aprendeu com eles? Quais são as de seus liderados? Quem é você, de onde você veio, para onde você vai? A quem você pertence e porque o serve?


Responda essas perguntas e você descobrirá as chaves da liberdade da alma. Sua e de muitas pessoas que poderão estar sendo beneficiadas pela sua vida...Que Deus o abençoe querido Líder!

Maranata!!!


Coordenador da Segunda Região-Marcelo Milani

quarta-feira, 5 de novembro de 2008