segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Era uma vez num reino muito distante...

Era uma vez num reino muito distante, um lugar chamado Liderança.
Todos queriam alcançar este lugar, mas para isso, teriam que conhecer a sí mesmos e fazer algumas escolhas diante de um grande desafio.
Veja a apresentação a baixo e entre na aventura da descoberta deste lugar chamado Liderança!


Quem é você? O rei, o guerreiro, o sábio ou o Camponês?

Temos um grande desafio em nossas mãos. Assim como o povo de Deus foi guiado por líderes no passado, hoje Deus conta conosco para guiar seu povo.

Onde estão os nossos pensamentos? Nossos sonhos? nossos objetivos e realizações?

Em que lugares encontraremos nosso coração enraizado? Onde está a nossa liderança?

Se você já tem sua resposta na ponta da língua ou se ainda tem dúvidas, abra sua Bíblia comigo e vamos fazer uma viajem na liderança de Deus.

Neemias viu seu povo em Dificuldade. Neemias Cap I

Assim como nos tempos de Neemias onde o povo sofreu, nós também temos nossos sofrimentos. Desprezo pelo amor a Deus e sua Lei fazem parte do mundo que vivemos. Uma terra onde trilhamos um caminho estreito e que cada vez mais se afunila, eu e você temos que estar preparados com nossa mochila da fé. Um grande Trakking de amor e perseverança rumo a Canaã Celestial.

Nossas crianças, adolescentes, jovens, homens e mulheres necessitam de liderança assim como o povo Israelita que estava cativo na Babilônia precisou de líderes que os auxiliassem, hoje o pecado nos escraviza como naquele tempo. Onde estão os Moisés do mundo contemporâneo? Deus tem um plano para salvar a humanidade e conta com líderes hoje, assim como no passado.

Se queremos ser Líderes na causa de Deus, temos que seguir 3 passos simples mas de GRANDE relevância para este sagrado trabalho. Liderar o povo de Deus até as suas promessas.

Aprenderemos com Neemias, um profeta e Líder de Deus algumas lições.

1° Passo - Ter o seu coração no coração de Deus

Do que Deus gosta? O que Ele aprecia? O que Ele gosta de ouvir, ver e sentir? Onde estão as coisas que trazem alegria ao coração de Deus que fez o Céu, o mar e tudo que há na terra? (Atos 17:24). Deus possuía seu povo em grande sofrimento e Neemias se preocupou com o povo do Deus eterno. Neemias pôs o seu coração na angústia do coração de Deus. Quais são as angústias de Deus em nossos dias? Como podemos ajudá-lo?

2° Passo – Ver o que Deus vê

Neemias ficou sabendo do desprezo do seu povo, dos muros derrubados e da opressão de Israel. Os que não haviam morrido eram escravos em terras estrangeiras.

O Livro Profetas e Reis de EW cap 52 revela “Por mensageiros vindo da Judéia, soubera o patriota Hebreu que dias de prova tinham vindo a Jerusalém, a cidade escolhida. Os exilados que haviam retornado, estavam sofrendo aflições e vexame. O templo e partes da cidade haviam sido reconstruídos: mas a obra da restauração de restauração fora embaraçada, os ritos do templo haviam sido perturbados, e o povo vivia em constante alarma, pelo fato de estarem as paredes da cidade ainda arruinadas em grande parte.”

Neemias viu a necessidade do seu povo, do Povo de Deus. Viu o tamanho do seu desafio e viu aquilo que Deus via. Qual foi sua a sua escolha? Que decisão Neemias tomou diante desta terrível visão? Que visão temos diante do desafio e do chamado de Salvar do pecado e Guiar no serviço? Qual nossa resposta a Deus?

3°Passo – Chorar por aquilo que Deus chora

Este é um passo que mais me emociona, mas acima de tudo, me faz pensar e tomar uma decisão. Neemia 1:4 fala que Neemias Chorou. Você já chorou alguma vez pelas coisas de Deus?

O verso mais curto da Bíblia fala que Jesus Chorou (João 11:35). Mas pelo que Cristo chora? O que causa dor no coração de nosso Pai di céu? O que causa tamanha dor em nosso Jesus que comprime sua alma e através de seus olhos lhe faz cair grossas gotas de lágrima? Você já parou para pensar pelo que Deus chora em nossos dias?

Certa vez o pecado entrou na minha vida. Vivi momentos de opressão e dor, mas jamais me esquecei de ver meu Pastor chorar por aquilo que Deus chorou. Suas lágrimas não foram em vão. Hoje eu estou no lugar em que Deus quer que eu esteja, aos pés do Salvador. Você também tem um Pastor a sua disposição. Cristo, O Bom Pastor (João 10:11) te espera querido líder de braços abertos,pois o seu coração, seus olhos e suas lágrimas lá na cruz, foram por amor de mim e você.

Quem foi Neemias na liderança de Deus? O rei, o guerreiro, o sábio ou o camponês? Se você souber a resposta me mande por e-mail. Quem é você neste reino amado por Deus? A verdade é que somos importantes para Deus em nossas posições de liderança, mas o mais importante disto é que devemos servir ao reino de Deus com nossa posição de obediência. Será uma honra dar a nossa vida em prol da causa de Deus, assim como fez o seu filho por amor a humanidade. mais do que isso, por cada um de nós. ( João 3:16) “Deus amou o mundo de tal maneira que deu sei Filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

Um ajuda...Todos Ajudam (Grito de Guerra da Segunda Região).

domingo, 22 de novembro de 2009

O dia que em que deixei um jabuti fugir!

Parece impossível? Mas não, não é. Deixei um jabuti escapar de mim.

Vou contar para vocês esta história desde o começo.

Quinta feira a noite é dia de esporte. Dia de sair do sedentarismo. Um bom desbravador deve levar uma vida de atividades saudáveis. Lá estava eu levando meu corpo para fazer transpirá-lo, gastar energias, por o sistema circulatório em ação. Esporte é saúde e saúde é ter uma vida feliz!

Saindo da minha casa com a minha esposa que iria visitar minha mãe, notamos que a chuva da noite anterior fez muita sujeira. Nossa rua estava tomada de barro. Para não sujar nossos pés, atravessamos a rua para passar pela grama da calçada do vizinho.

E nesse atravessar foi que eu notei algo inusitado. Um jabuti de pernas para o ar.

O sentimento que senti foi pura compaixão. O coitado do bichinho estava todo embarrado, sujo, incapaz de se erguer. Todo enroladinho dentro do casco, sofrendo em silêncio, imperceptível por muito olhos humanos pois estava oculto pela grama alta e verde da calçada. A morte certa era o que lhe esperava.

Você já se sentiu assim querido líder. Sujo, embarrado, sozinho, imperceptível aos olhos de outros iguais a você. Lutando para ficar de pé sem conseguir, observando a grama verde do vizinho que não para de crescer, mas só você está ali. Num sofrimento silencioso? O silêncio torturante do pecado? "Porque o salário do pecado é a morte..." (Romanos 6:23). Você já se sentiu assim?

Eu já estive assim. Com o coração sem saber para onde ir e nem o que fazer.

E muitos de nós já esteve como aquela pobre jabuti coma vida de cabeça para baixo.

Quando vi o jabuti daquela forma não pensei duas vezes. Deixei minha esposa onde estava e corri para casa na vontade de ajudar aquele animalzinho em tão maus lençóis. Abri a torneira e lhe dei um banho. Água limpa e fresca. Uma água capaz de retirar toda a sua sujeira. Jesus é a água da vida e noz faz um convite. "Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus." (João 3:3)

Nascer de novo? Como? Jesus nos responde como seu exemplo. Mateus 3:16 “E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.”

Percebi que o jabuti estava machucado. Como será que ele ficou nesta terrível situação? Não importa agora, o importante era restaurar aquela criatura de nosso bondoso Deus. Assim como Deus pode restaurar eu e você! “...mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor." (Romanos 6 : 23)

Depois de muito cuidado e do banho, observei que ele estava muito contraído dentro do casco. Na defensiva, com medo do mundo ao seu redor.

Então o deixei de pé próximo da torneira e retornei para o meu jogo. Talvez sozinho, ele pudesse ficar mais tranqüilo.

Minha esposa estava me esperando e fomos para os nossos afazeres. Ela foi para minha mãe e eu fui pro meu futebol. Mas joguei o jogo todo pensando no jabuti. Queria voltar logo e saber como será que poderia cuidar daquela criatura. O que será que ele come? Como fazer uma casa pra um jabuti? O que fazer?

Fiquei pensando. Poxa vida, poderia falar com os meus desbravadores e fazer uma missão de resgate. Levar o jabuti para a lagoa do parque, lá ele seria feliz. Seria uma festa pra nós em ajudar um animalzinho e pro jabuti

E como o jabuti estava na área de casa, logo que chegasse em casa eu daria um jeito naquela situação.

Mas quando voltei para casa, qual não foi a minha surpresa. O jabuti havia fugido! Mas como fugido se esses bichos caminham de vagar? Onde ele estava? Será que alguém o pegou? Ou pior, será que algum cachorro ou gato da vizinhança se atreveu a ferí-lo? E agora...o que fazer? O que fazer?

Estamos nas mãos de Deus. Deus cuida das aves do céu, cuida do jabuti também. (Mateus 6:26). Mas confesso a vocês, de alguma forma amei aquele jabuti e fiquei triste pela sua partida. Como fiquei.

Contei esta história para a Andréia, minha amiga e companheira de lenço que a noite com o Ronaldo deram muitas gargalhadas comigo.

“Mas como Marcelo, que você deixou o jabuti fugir?”, “Mas que façanha Marcelo, cuidar de um jabuti e deixar escapar? É inacreditável. Esta história tem que ir pro site da Segunda Região!

Segui seus conselhos amigos, e em homenagem a vocês aqui está a história e a minha lição.

Não importa em quão apuros estejamos queridos líderes. Deus olha por todos nós. Nos toma pelos seu braço de amor e nos limpa de todo pecado. (S.João 3:16) Nos dá uma nova vida, uma nova chance, uma nova perspectiva, um sonho novo, uma nova realização. Jesus, não nos cobra nada e nos coloca de pé como aquele pequeno jabuti. O interessante é que ele não nos amarra sob seu jugo, mas nos dá o direito de escolher. Qual é a sua escolha hoje querido Líder? Você tem uma escolha. Escolha Jesus.

Naquela noite, eu não perdi o jabuti. Mas sim, o deixei livre para seguir livre o seu caminho. E eu acho que ele foi viver a sua vida numa tranqüila lagoa ao lado da minha casa, sob o cuidado de nosso bondoso Deus. Ele fez uma escolha. Qual é a sua?